De onde vem a baixa auto estima? (Live do dia 30 de Outubro de 2019) Parte I – Crise de Identidade

Oi, tudo bem?

Ontem fiz uma live sobre este tema que foi escolhido lá em meus stories do instagram (me segue lá), sobre auto estima que foi votada para falar primeiro (antes do empreendedorismo feminino).

Portanto, sempre quero deixar aqui o registro resumido do que falei na LIVE, devido ela ficar disponível apenas por 24 horas. Mas, como este assunto rende e é preciso entender bem, farei ele em 3 partes (esta de hoje, a de amanhã, e a de sexta).

A deste post: Sobre as possíveis origens do sentimento de baixa auto estima.

A de amanhã sobre criação da nossa IDENTIDADE (O que sabemos e o que aceitamos de nós mesmos); e nossa capacidade de acreditar se podemos fazer ou não algo, ou ou se somos estagnados em agir.

E a de sexta, sobre nossa capacidade de aceitar e merecer coisas boas; assim como: o que fazer para melhorar nossa auto estima.

No decorrer destes posts, você vai entender o que tem a ver isso, com sua auto estima e como melhorar aspectos profundos de feridas da alma e da sua humanidade.

Bora lá!

O que de fato é auto estima?

É o que surge da auto imagem que você tem de você mesmo. Uma auto percepção que você tem de você. E que as vezes te aprisiona e te faz não saber o sentido da sua vida.

Se você gosta ou não de você, do que você faz e se você se sente merecedor(a) de algo, aí está o resultado de sua auto estima, podendo ser uma baixa auto estima e mostrará ou um sentimento de inferioridade enorme ou uma auto-suficiência enorme.

Gera um sentimento de que a pessoa nunca é plena, nunca nada está bom, ou ainda uma pessoa que se acha melhor que todo mundo ou que vive emaranhada em problemas sejam financeiros, ou confusão, ou alguém que inferniza a vida alheia…sim, tudo isso e muito mais está ligado a uma baixa auto estima.

Posso ousar em pensar que o esfriamento espiritual tem ligação com a auto estima, pelo fato de não nos reconhecer-mos como somos, que somos amados, escolhidos e filhos de Deus, assim como, não conseguimos agir em um propósito de vida que Deus nos confiou, e assim sentimos que não merecemos nada de bom e que merecemos mesmo tudo o que estamos passando, porque Deus não poderia nos amar etc…mesmo que não blasfememos contra Deus, mas nosso interior se esfria porque não nos vemos com este privilégio de sermos: Filhos de Deus.

Precisamos entender como se forma a auto estima em nós: A partir do que acreditamos ou o que vivenciamos principalmente dos 0 aos 13 anos de Idade, repetidamente ou sobre forte impacto (positivo ou negativo). Todas as vezes que você vê alguém tratando uma criança com humilhações e exposições de seus erros ou acertos, você criará nela uma certeza, ou que ela é alguém que é querida, amada e aceita, ou vai gerar repulsa por si, não aceitação de si como se é na essência, porque sua essência, sua verdade gera conflito entre quem ela ama e ela (principalmente os pais).

O simples fato de esta criança ser visitada e que conversem com ela, a fará se sentir importante e ouvida. Se esta criança ao ser visitada recebe repreensão, xingos, insultos, ela se sentirá desprezada, inferior, triste e ela vai entender que ela é a pior das criaturas.

Parece bobagem, mas isto fica tanto em nós, que quando somos adultos, vivemos esta criança o tempo todo e se não soubermos ajudar a libertá-la dela (porque a criança fica sempre presa ao que as pessoas que ela tem como heroínas disseram para elas e isso pode ser ponto positivo ou mega negativo para ela, sim), como adulta vai continuar acreditando que ela não presta, não faz nada direito, é desajeitada, não presta atenção, não tem valor e que estar com ela é um problema…

Já viu algum adulto assim?

Você sente isso hoje?

Pois bem, podemos concluir que nossa criança interior precisa ser “curada” se temos tendências a ter uma baixa auto estima: nos sentindo inferiores a tudo e todos, achando que nada que a gente faça é certo ou é valioso; nos sentindo feios, não nos arrumando porque não vale nem se esforçar porque se é feio(a). A partir disso outras coisas são puxadas negativamente.

Mas, no próximo texto que entrará aqui amanhã as 12h00, falarei sobre a crise de identidade e a baixa auto estima ou a alta auto estima.

Por hoje para você conseguir compreender onde começa a nascer seu acreditar em você ou nunca acreditar, porque sempre os outros ou as outras mulheres serão mais bonitas, atraentes e mais inteligentes, e dão mais certo na vida do que você.

Peço que não se esqueça de voltar aqui para acompanhar todos os textos, que creio, irão te ajudar muito.

Por hoje, deixo o exercício para você fazer ainda hoje e por alguns dias (no fim de semana, falarei como mudar pra valer sua auto estima e ser aquilo que Deus quis que você sempre fosse: VOCÊ!

Reflita hoje como era sua infância, como você era tratado(a)?

Como você se sentia quando acertava e quando errava em algo, ou quando quebrava algo?

Como te tratava quando você quebrava algo? Quais frases marcaram você em sua infância?

E amanhã falaremos sobre a construção da nossa IDENTIDADE.

Espero por você!

Deixe sugestões nos comentários sobre os temas e também, seu comentário, são importantes para o meu trabalho. Me ajude a ajudar mais pessoas…compartilhando, falando, e indicando minhas redes.

Posso contar com você?

Forte abraço!

Você tambem pode gostar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *