Esfriamento espiritual – A solidão interior.

Muitos são os que procuram sobre o tema, por motivo de se sentirem um peixe fora d’água quando o assunto é “deserto”. Ou se sentem de fato, estranhos enquanto todos estão fervorosos, estes estão frios…

Mas não sabem o quanto este assunto tem sido recorrente e tão forte nestes tempos. Principalmente quando muitos têm desistido de viver por não sentirem mais esperança nos dias atuais. E sentem o abandono, não imaginando quando quando estão assim, é exatamente quando podem ter suas maiores experiências com Deus.

O esfriamento espiritual, está ligado a diversos fatores que pouco a pouco fomos permitindo, sem ver que eram nocivos a nossa intimidade com Deus.

A falta de alimentar-se, deixa a alma também anêmica. o Processo de inanição também agride a alma que pouco a pouco deixa de comer, e então quando menos percebe nem alimento é capaz de receber, porque seu estômago ja diminuiu muito, somente suplementos e gostas de busca da Presença, são capazes de voltar a dar vida e calor à alma que por mil motivos se distanciou. Ou porque se feriu e se cansou, ou porque simplesmente as feridas fizeram se afastar dAquele que não deveríamos nos afastar nunca: Deus.

Mas, uma dica que já dou de todo jeito:

Busque a Deus do seu jeito. Reze do seu jeito. Sem se preocupar com formas de oração. Deus nunca teve culpa de nada. Lembre-se de Jó, que foi completamente ferido pelas dores que o inimigo de Deus quis jogar contra ele, tirando tudo e todos de sua vida, para que ele blasfemasse contra Deus, e Jó não o fez em nenhum momento, porque era fiel.

Veja Jesus no deserto sofreu 40 dias sem alimento, sem bebida, e ainda sofrendo tentações. O Homem que era 100% Deus e 100% Homem passou pelos tormentos do deserto para nos dizer que também poderíamos passar, mas jamais no sentir longe de Deus.

Deus não nos abandona, mas a gente com as dores rapidamente podemos pensar que Ele nos abandonou, mas não.

No deserto, Deus está!

Na frieza da alma, Deus está! (pronto para voltar a aquecer, esperando apenas nossa abertura para Ele novamente).

Não podemos desvincular o humano do divino, e por isso, precisamos adestrar nossa humanidade se quisermos êxito em nossa intimidade com Deus.

Há quem precise de ajuda psicológica quando se depara com o esfriamento, devido entrar de cara na depressão (o que não caracteriza o esfriamento, mas pode determinar mais profundamente ainda). Logo, a busca por um profissional que possa te ajudar a cuidar da parte humana e de um diretor espiritual que te auxilie na parte espiritual, serão sempre de grande valia. Não deixe a tentação te trair dizendo que conseguirá sozinho(a), busque com humildade ajuda o quanto antes.

Quero aqui neste primeiro texto sobre o tema, deixar algumas dicas preciosas de hoje:

  • Leia todos os dias um capítulo de provérbios, assim como todos os outros livros da Bíblia, este vem cheio de Sabedoria, porém aqui meu intuito é fazer você criar uma rotina com textos que entenda mais facilmente e sinta inspirações do alto.
  • Por no mínimo 21 dias, faça exercícios espirituais que te façam bem.
  • 21 dias, porque nossos neurônios ganharão novas sinapses neurais (isso é mais ciência e acredite: dá muito resultado, mas não é o tema que quero falar, só quis dizer que há base científica nisso).
  • Mas, se você puder ser mais forte e corajoso(a), faça por 31 dias os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola.
  • Sempre tendo alguém para partilhar pelo menos de 15 em 15 dias.
  • Tenha livros e filmes que te ajudem no processo de melhoria interior. Sim. Isso vale demais e ajude muito!
  • Indicações que tenho a princípio de filmes: Madre Teresa de Calcutá (um que foi lançado em 2003 e tem na capa a frase: “seu coração encontrou os esquecidos sua fé encontrou caminho”.
  • Livros: Imitação de Cristo / Sulco (São Josemaría Escrivá).

Porém deixo as dicas mais específicas e pontuais para os próximos posts.

E espero que te ajude muito, como já ajudou muitos e certeza que ajudará outros tantos mais.

Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário que respondo assim que ler.

Abraço.

Você tambem pode gostar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *