Será que merecemos coisas boas? – O que nossa Auto Estima tem com isso?

Oie, voltei com o último post sobre a criação da nossa identidade, que gera em nós a auto estima ou a baixa auto estima.

Deixo aqui os dois outros posts, caso você tenha perdido: para ler e entender mais o que irei falar neste.

Imagem da internet

1 – De onde vem nossa Auto estima?

2 – Qual ligação que nossa criança interior, tem com nossa auto estima?

Lembrando que este foi um tema de uma Live que fiz em meu instagram (me segue lá, se ainda não segue, e fique por dentro de tudo o que tenho feito por lá).

Vamos ao nosso último post (por enquanto, sobre o tema): Se temos um “trauma” nossa auto imagem não nos revela quem somos ou deveríamos ser, ou também se não acreditamos que não somos capazes de muitas coisas chegamos a entender quando adultos, que não somos alguém que se aprecie viver, ou ainda: que é muito chato ser nosso amigo, portanto tem algo mais grave: Começa-se a acreditar piamente que não se é nada merecedor de receber coisas boas, como um bom marido, uma boa esposa, um bom trabalho, uma boa família. E não pense que a gente se livra disso apenas entendendo o que é certo ou errado. Pois criamos comportamentos auto destruidores, quando achamos que não merecemos coisas boas, basta ver o tanto de gente que não procura algo melhor para sua vida, simplesmente porque acha que o mínimo é o que merece; até pobreza em demasia, ou saúde pouca: tudo bem, ficar nesta vida, eu não mereço mesmo algo melhor. É assim, que alguém com esta identidade ferida pensa ou pior: vive sem conseguir entender que isto é disfuncional.

Veja bem:

  • Se alguém não entende e não acolhe que merece coisas boas, há um trauma refente a quando esta pessoa sentiu e viu que jamais poderia merecer vitórias. Por exemplo: Por que me casar com alguém legal, se não mereço? (Mas isto ninguém pensa diretamente, e sim inconscientemente, e aí as pessoas se casam com pessoas completamente disfuncionais, alcoólatras, viciados em tudo, inclusive em traições, ou abusivos…porque inconscientemente a pessoa busca este tipo de pessoa para ter relacionamento, e mesmo que a pessoa sofra, ela não larga, porque sente que não conseguirá ou não merecerá algo melhor para sua vida.
  • O sentimento de não merecer algo ou alguém, está ligado a todas as vezes que escutamos na infância um “não vai prestar para nada”; “você não vai sair do lugar”; “você não merece este presente”; “você não merece este doce”…e a criança dentro de nós, todas as vezes que está chegando perto da recompensa da vida, se afasta e diz: “EU NÃO MEREÇO SUCESSO”; “Eu não mereço ser feliz”; “Eu não mereço promoção no trabalho”…MESMO QUE VOCÊ TENHA TRABALHADO MUITO BE, QUE TENHA SE DESTACADO, QUE TENHA FEITO POR MERECER, VOCÊ É CAPAZ DE DESISTIR PARA NÃO VER ACONTECER O SEU MERECIMENTO DE ALGO.
  • E VEJA, isso também é insconsciente. Já viu alguém que parece que a vida tá indo bem e do nada, a pessoa desmorona (parece até um ciclo vicioso); pois bem…estas pessoas estão presas em sua auto estima fragilizada.

Como mudar isso?

Obviamente que se há feridas profundas, somente terapia e as vezes remédios com psiquiatra, podem ajudar (e não tem problema nenhum nisso, problema é continuar como está).

Mas, criar pequenos hábitos, podem “enfraquecer” aprendizados errados que os traumas ou a repetição de ensinamentos errados, nos fizeram ter.

TENHO ENTENDIDO QUE TODAS AS VEZES QUE NOSSA AUTO ESTIMA É ABALADA, NÓS NOS AFASTAMOS DO QUE DEUS NOS CRIOU PARA SER: IMAGEM E SEMELHANÇA DELE. COM PROPÓSITOS DE HERDEIROS E SENDO HERANÇA DELE NA TERRA.

QUANTO MAIS AS PESSOAS SÃO DESTRUÍDAS EM SUA AUTO IMAGEM, MAIS FRAGILIZADAS, AO PONTO DE QUEREREM TIRAR SUAS PRÓPRIAS VIDAS, PORQUE NÃO ENCONTRAM MAIS SENTIDO PARA SUA EXISTÊNCIA, DIANTE DA DOR DE NÃO SE RECONHECER MAIS NA ESSÊNCIA.

Alguns exercícios que podem te ajudar desde já, A SE REENCONTRAR COMO FILHO(A) DE DEUS:

  • TODOS OS DIAS (por pelo menos 21 dias) – LISTE 30 características positivas PESSOAIS. Fortalecendo sua capacidade de enxergar quem você realmente é. Veja, lembrar do que é negativo é para outro momento, agora quero que lembre de coisas positivas, pois o negativo nos faz mal e se nos faz, não faz parte de quem somos.
  • TODOS OS DIAS (por pelo menos 21 dias) – PROFETIZE (ato de proferir coisas boas para as áreas da sua vida); sobre coisas que você quer fazer e/ou precisa fazer. Mentalize as coisas que gosta e diga para você se olhando em um espelho. Exemplo: “Hoje, eu vou tirar 10 na prova!”; “Hoje, conseguirei com contrato”; “Hoje, serei alegria por onde passar”; “Hoje, eu vou ser mais saudável”; “Hoje vou amar minha família melhor do que ontem”…e por aí vai. E fortaleça sua capacidade de acreditar que pode fazer.
  • TODOS OS DIAS (por pelo menos 21 dias) – Faça um cartaz e cole em algum lugar que possa ver todos os dias: e lá coloque imagens do que você gostaria de receber. Uma casa, uma vida saudável, um relacionamento, uma viagem, um carro…sim, parece besteira da “prosperidade”, mas não é…nossa vida foi tomada pela falta de esperança e sonhos e por isso, ninguém mais faz nada…sonhar é o combustível para que se possa realizar, inclusive propósitos de Deus. Veja José do Egito, que foi impelido por Deus, ao sonhar com tudo o que sonhou e Deus o levou para o seu propósito de vida. Todos os dias olhe para este cartaz e sinta-se nele vivendo cada conquista. Com isto você vai sentir que merece viver bem os planos de Deus e para isso, conquistará.

Espero que você tenha gostado dos posts referentes a AUTO ESTIMA. E que tenha entendido o quanto é bom curar o que está ferido.

Um forte abraço e até o próximo post.

Você tambem pode gostar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *